Licenciatura
:
Turismo e Lazer
O ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado(a) em Turismo e Lazer
tem 180
unidades de créditos (ECTS) e uma duração curricular de 3 anos (6 semestres)
.
Escola:
Escola Superior de Turismo e Hotelaria
Código do Curso:
9255
Publicação em Diário da República
Habilitações:
Provas de Acesso:
Uma das seguintes provas: 09 Geografia 11 História 18 Português
Classificações mínimas:
Nota de candidatura: 95 Provas de ingresso: 95
Fórmula de Cálculo:
Média do secundário: 65% Provas de ingresso: 35% Pré‐requisito: n/a
Preferências:
Área de influência: Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Porto, Viana do Castelo, Vila Real, Viseu, R. A. Açores e R. A. Madeira Percentagem de vagas: 50.0%
Nota de Candidatura do último colocado:
Ano letivo 2020/2021: 1ª Fase (102,0) 2ª Fase (117,1)
Outras Informações:
Cursos com acesso preferencial: Percentagem de vagas: 30.0%
087 ‐ Ordenamento do Território e Ambiente (DL 74/2004) 602 ‐ Cursos Técnico‐Profissionais (Todos os Cursos) 677 ‐ Turismo Cultural e Ambiental (Portaria n.º 817/2009) 716 ‐ Rececionista de Hotel 717 ‐ Rececionista de Turismo 842 ‐ Agrupamento 4 / Animação Social 982 ‐ Recorrente ‐ Ordenamento do Território e Ambiente (DL 74/2004) G12 ‐ Património e Turismo (VC) (Portaria n.º 260/2013) G25 ‐ Património e Turismo (VT) (Portaria n.º 260/2013) G43 ‐ Animação Sociocultural (Portaria n.º 265/2013) G54 ‐ Turismo Cultural e Recreativo (Portaria n.º 265/2013) G80 ‐ Cursos profissionais das escolas profissionais anteriores ao DL n.º 74/2004 P91 ‐ Técnico de Turismo P92 ‐ Técnico de Turismo Ambiental e Rural S56 ‐ Técnicas de Operações Turísticas e Hoteleiras (Portaria n.º 57/2009) S59 ‐ Hotelaria e Turismo (Portaria n.º 846/2007) T28 ‐ Técnico de Informação e Animação Trística T52 ‐ Técnico de Turismo Ambiental e Rural
Objetivos:
O grau de licenciado é conferido aos estudantes que demonstrem possuir conhecimentos e capacidades de compreensão na área de formação do mesmo, sustentando-se nos conhecimentos de nível secundário, os desenvolva e aprofunde, se apoie em materiais de ensino de nível avançado, se situe ao nível dos conhecimentos inovadores nos vários domínios do Turismo e do Lazer; saiba aplicar os conhecimentos e capacidades adquiridos, de forma a evidenciarem uma abordagem profissional no trabalho desenvolvido na área vocacional do turismo e do lazer; capacidade de resolução de problemas na sua área de formação, de construção e fundamentação da sua própria argumentação; capacidade de recolher, selecionar e interpretar o conhecimento relevante, particularmente no turismo, para descobrir as soluções que preconizam e os juizos que emitem, incluindo na análise de aspetos sociais, científicos e éticos relevantes; e ainda competências para comunicar informação, ideias, problemas e soluções.
Perfil de Entrada:
Alunos dos cursos gerais do ensino secundário das áreas de Ciências Sociais e Económicas e Línguas e Humanidades, Cursos de Especialização Tecnológica (CET) e Cursos Profissionais da área do turismo e hotelaria.
Motivação pelo setor do turismo e hotelaria, interesse pelas ciências sociais e pelo contato com diferentes espaços e públicos.
Gosto por viagens e por novas experiências de lazer e turismo.
Metodologias:
Da análise dos GFUC constata-se uma preocupação geral em adaptar as metodologias de ensino e as didáticas aos objetivos específicos definidos para as UC, tendo estes objetivos específicos sido definidos em concordância com os objetivos gerais delineados para Turismo e Lazer. As estratégias de aprendizagem são diversificadas de acordo com um ensino de cariz inter e multidisciplinar no Turismo para o desenvolvimento de competências pelos alunos, cumprindo aos docentes a função de facilitar e orientar as didáticas para a aquisição dessas competências.
O resultado dos questionários das UC, aplicados aos alunos, possui uma apreciação muito positiva sobre o funcionamento global. Das 39 UC desta licenciatura foram avaliadas 35 no ano letivo 2010/2011 e, destas, 25 foram avaliadas com nota média igual ou superior a 4 (Bom), ou seja, cerca de 71,43%. Não houve valores negativos neste item, sendo o valor mais alto de 4,79 e o mais baixo de 3,09 numa escala de 0 a 5. A média foi de 4,20.
Perfil de Saída: Profissionais do turismo para a administração pública e privada, agências de viagens, operadores turísticos, ensino e formação profissional, hotelaria e outras áreas do turismo e afins.
Interesse pelo património e pelas diferentes identidades culturais. Desenvolvimento de projetos com diferentes enquadramentos e públicos.
Saídas Profissionais:
Os vários sectores de atividade da indústria turística necessitam de graduados em turismo e lazer, que estejam direta ou indiretamente ligados às viagens, turismo e lazer, com especial relevância para as seguintes:
• Operadores turísticos e agências de viagens;
• Alojamento;
• Restauração;
• Parques de entretenimento e lazer (parques temáticos);
• Empresas de transportes;
• Empresas de aluguer de automóveis;
• Organismos estatais centrais, regionais e locais ligados ao turismo;
• Empresas de organização e gestão de eventos;
• Ensino e investigação;
• Formação profissional;
• Criação de empresas de serviços turísticos (auto-emprego).
Empregabilidade:
Informação sobre a taxa de empregabilidade do curso disponível aqui.
Direção do curso:
Fernando Manuel Florim Ribeiro de Lemos
|